Sistemas de BI: como eles podem auxiliar na gestão de sua empresa?

Publicado em: 30/09/2019

Não é nenhuma novidade que a popularização e uso da tecnologia é o principal marco na revolução da gestão empresarial dos últimos anos. Empresas competitivas, há décadas, não se utilizam de cadernos ou métodos manuais para controlar suas informações. No entanto, essa mesma tecnologia elevou o nível que se espera das decisões tomadas diariamente por uma organização, e já não há mais espaço para uma gestão baseada na intuição ou por tentativas e erros. O que se espera são tomadas de decisão respaldadas em dados concretos e reais. É nesse momento que entram em cena os agora populares sistemas de Business Intelligence (BI).

O que são sistemas de Business Intelligence?

Eles nasceram com o propósito de possibilitar o acesso, exploração e desenvolvimento de percepções para apoiar a tomada de decisões estratégicas. Pode parecer um conceito complicado, mas imagine ter nas mãos as informações que você precisa sobre seu negócio de maneira ágil, bem a tempo de decidir sobre uma importante oportunidade de negócio. Perder tempo requisitando relatórios para cada time, compilar dados e fazer contas pode pôr a competitividade de sua empresa em risco.

Plataformas de BI se destacam por centralizar informações que antes estavam difusas entre as pessoas e os sistemas de sua empresa (que muitas vezes não se comunicam), e expor os dados já organizados e trabalhados de maneira gráfica, através de uma interface simples e interativa. Vai muito além de planilhas cheias de gráficos: elas automatizam a atualização, mantém os dados seguros e garantem uma visualização fácil, muitas até com versões para dispositivos móveis.

Utilize a inteligência de dados

Sabe todos aqueles dados históricos de vendas que foram perdidos entre planilhas antigas e sistemas diversos? Que tal coletar tudo e cruzar as informações com os dados de Marketing, para idealizar uma campanha direcionada? Essa é uma das maiores vantagens de uma plataforma de BI, a possibilidade da comunicação de informações que antes estavam distantes e que passam a fornecer dados que apoiam na condução do seu negócio.

Caso o seu desafio seja o acompanhamento de tendências de faturamento de determinado produto, o uso de inteligência de dados torna mais fácil de entender e visualizar a sazonalidade e antecipar transações. Sistemas de BI permitem a exibição de dados operacionais, táticos e estratégicos, com divulgação de informação descomplicada e atualizada para toda a organização, observando as permissões de visualização para cada usuário.

É bem verdade que não são sistemas simples, daqueles em que basta criar um login e senha para começar a usar. No entanto, possibilitam um enorme ganho de confiabilidade e qualidade nos dados da empresa, já que seu processo de implantação fomenta a padronização das informações e a localização de inconsistências nos sistemas e fontes dos dados de toda a empresa.

Mas apesar de todos os benefícios, coletar dados em setores que possuem processos pouco estabelecidos e nenhuma rotina padronizada é custoso e não faz muito sentido. Recomenda-se um trabalho paralelo de reavaliação e melhoria dos processos de negócio para garantir uma maturidade gerencial ainda maior. Confira nossos artigos sobre Gestão de Processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *