RPA: A transformação digital já começou

Publicado em: 30/09/2019

Ninguém tem dúvidas de que a Era da Transformação Digital invadiu nossas vidas e o negócio das empresas. Dia após dia, empresários e gestores estão focando seus esforços em serem mais digitais. Isto implica, contudo, em aceitar em nossa vida alguns novos companheiros. Esteja preparado para conviver com os robôs.

UMA NOVA ROTINA

Você chega cedo para trabalhar e, ao ligar o seu computador, seu robô pessoal (um software) já analisou os e-mails recebidos durante sua ausência e destacou os mais relevantes, indicando o que você precisa ler agora e o que pode deixar para responder mais tarde. Ele também verificou sua agenda, identificou que você tem uma viagem programada em duas semanas, já selecionou as melhores opções de passagens aéreas e hotéis segundo a sua preferência. Basta confirmar a escolha e o robô procederá com a compra para você.

Apesar de soar como um filme de ficção científica, essa nova maneira de trabalhar será sua rotina em muito pouco tempo. Os robôs, cada vez mais baratos, executarão suas atividades repetitivas, principalmente aquelas que não agregam valor. Isto incluirá rotinas como apuração de tributos, folha de pagamento, quitação de obrigações legais, entre outros.

Ao longo dos próximos anos, inúmeras vagas de trabalho serão extintas. Mas isto não é motivo para preocupação, já que muitas outras serão criadas. Segundo estudo da McKinsey – “A Future That Works: Automation, Employment and Productivity” –(https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/featured%20insights/Digital%20Disruption/Harnessing%20automation%20for%20a%20future%20that%20works/MGI-A-future-that-works-Executive-summary.ashx), o saldo de vagas decorrentes dessa transformação será de 2,3 bilhões de novos postos para humanos em 50 anos.

COMO ESTAR PREPARADO?

É fato que vagas e atividades serão ceifadas. Se o seu dia-a-dia é repleto de tarefas repetitivas e executadas em frente a um computador, há uma grande chance deste espaço ser ocupado por um robô num futuro próximo. Segundo a Deloitte (https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/Financial-Services/gx-fsi-automation-here-to-stay.pdf), 50% dos trabalhos executados por humanos são manuais e intensivos, o que os torna candidatos ideais para a automação.

Então cuide de ocupar espaços com maior agregação de valor, garantindo seu desenvolvimento profissional para estar habilitado para executar atividades mais nobres, que não podem ser automatizadas.

Se você tem formação em TI ou afinidade com a área, uma boa forma de estar preparado para o futuro é ajudar a construí-lo. O RPA (Robotic Process Automation) é provavelmente o caminho mais rápido e eficiente para a transformação digital, e inúmeras empresas investirão na construção de robôs. Você pode aprender a construí-los e mantê-los, assegurando seu papel nesta transformação.

E você não precisa ser um desenvolvedor de sistemas para construir robôs, já que os RPAs têm como característica a facilidade de implementação, sem necessidade de conhecimento prévio de linguagens ou tecnologias específicas. Existem diversas plataformas que facilitam o desenvolvimento, muitas delas com oferta de hospedagem em SaaS – Software as a Service, evitando o investimento em infraestrutura para início da operação.

E SE EU QUISER RESISTIR?

As transformações são gradativas. Você não vai acordar e encontrar um robô fazendo o seu trabalho na empresa, mas é bom estar preparado. Há 20 anos, ninguém imaginava que as locadoras de vídeo seriam engolidas pela transformação digital. Nem mesmo os mais visionários acreditavam que qualquer um poderia fazer transporte de passageiros com seu próprio veículo. Mas plataformas como Netflix e Uber revolucionaram esses negócios, e fizeram o mercado sofrer grandes transformações. E você provavelmente contribuiu para isso, aderindo às plataformas em função do valor que elas agregam.

Não há como resistir. A mudança é nossa única certeza. Geração de valor é a onda do futuro. O melhor mesmo é abraçar o seu robô e começar a pensar em como fazer a diferença para garantir o seu lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *