Realize um Planejamento Estratégico de Sucesso

Publicado em: 18/02/2021

Utilizando a Gestão por Processos

 

As empresas têm, cada vez mais, utilizado o Planejamento Estratégico para definir seus rumos. Durante o processo, elas definem sua visão e as estratégias que necessitam adotar para chegar Infelizmente, muitas têm dificuldades em seguir o planejado e atingir os resultados esperados. Existem diversos fatores que influenciam no sucesso dos planos estratégicosNeste sentido, identificamos a gestão por processos como um mitigador desses fatores e uma ferramenta para garantir o sucesso do planejamento estratégico: 

 

1. Processos alinhados à estratégia

 

O Planejamento Estratégico fornece os caminhos que a empresa deve seguir para chegar em seu objetivo maior (visão). Os processos representam a base da operação da empresa. Ter os processos alinhados à estratégia possibilita que a empresa forme uma base capaz de suportar o crescimento proposto sem se deparar com problemas operacionais inesperados. Permite ainda incorporar os planos estratégicos na cultura da organização e ter uma visão global de toda a operação. 

 

2. Foco no que é importante 

 

Estruturar seus processos de acordo com o planejamento para garantir o crescimento sustentável é de fundamental importância. Porém, uma organização não consegue otimizar rapidamente todos os seus processossendo necessário que ela formalize sua cadeia de valor e determine quais processos de negócios são mais prioritários. 

A gestão por processos permite que os executivos possuam uma visão global dos processos da empresa e consigam identificar quais deles são mais relevantes, levando a execução de projetos de aperfeiçoamento, de modo a alavancar os objetivos estratégicos.  

 

3. Disseminação da estratégia 

 

O conhecimento da estratégia por parte dos colaboradores e seu engajamento são fatoreschave conhecidos para um planejamento estratégico de sucesso. Essas condições só são atingidas quando a estratégia da empresa pode ser vivenciada diariamente pela organização. 

A melhor maneira de atingir esse objetivo é alinhar o Planejamento Estratégico às atividades cotidianasutilizando o trabalho de otimização de processos, baseado na disciplina BPM, para incentivar o colaborador a participar ativamente das etapas de melhoria dos processos, objetivando atingir as metas estratégicas propostas. 

Dessa forma, o colaborador se sente parte dos processos, sendo capaz de percebemudanças positivas na sua rotina trabalho. Como resultado, ele passa a ter maior engajamento e menor resistência às mudanças propostas. 

 

4. Facilidade de monitorar o desempenho do Planejamento Estratégico 

 

Uma das grandes dificuldades dos executivos é supervisionar adequadamente os indicadores relacionados aos objetivos estratégicos da organização e incorporá-los nas camadas mais operacionais.  

A gestão por processos, durante a fase de definição de indicadores, consegue espelhar as metas estratégicas nos processos principais de negócio, proporcionando diversos benefícios, tais como: 

  • Facilidade na coleta dos indicadores estratégicos; 
  • Maior precisão no acompanhamento da evolução dos indicadores estratégicos; 
  • Identificação dos processos que tem impacto direto nos indicadores estratégicos. 

O Planejamento Estratégico dita os rumos da organização. Os processos são a base da operação da empresa. A gestão por processos possibilita que essa base sustente toda a estratégia, de forma a conseguir os resultados esperados e manter os colaboradores engajados e motivados. 

Entendeu a importância da gestão por processos e quer implementar na sua organizaçãoClique aqui e faça agora um diagnóstico da maturidade da sua empresa, sem nenhum custo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *