Quanto vale a sua empresa? Entenda como calcular o valor da sua organização

Publicado em: 25/10/2018

Embora o Brasil ainda esteja “mergulhado” em uma grande crise, o mercado de fusões e aquisições continua prosperando, atingindo recorde de transações em 2017 e mantendo o ritmo nos primeiros trimestres de 2018. Mas quais são as tendências de M&A (Mergers and Aquisitions) para os próximos anos? A resposta não é simples e deve levar em consideração inúmeros aspectos políticos e macroeconômicos. Projeções do “Valor Econômico” levam a crer que, com a recuperação da economia brasileira, o mercado de fusões e aquisições deve seguir prosperando anualmente.

Mas como calcular o valor da minha organização?

Antes de responder este questionamento, é necessário compreender que o cálculo do valor de uma empresa, conhecido como valuation, leva em consideração diversos aspectos de mercado, tanto intrínsecos quanto extrínsecos a cada modelo de negócio. Embora o valor encontrado ao final de uma análise tenha fundamentos matemáticos, as interpretações de riscos e oportunidades de mercado podem ser diferentes entre um financista e outro. Ou seja, o resultado final de uma avaliação empresarial não é exato, mas deve estar devidamente embasado para refletir uma realidade projetada a partir de um cenário.

Qual a importância de um valuation?

Um grande erro é acreditar que o valor da empresa está relacionado apenas a aspectos tangíveis, como a estrutura física, máquinas, estoque, produtos, clientes, dentre outros. Esses pontos são importantes, mas devem ser analisados conjuntamente com outros geradores de valor para o negócio, como o potencial de crescimento, as oportunidades de mercado ou o próprio marketshare. Em outras palavras, a empresa é o seu patrimônio somado a sua capacidade de gerar valor.

Assim, não é suficiente considerar apenas os ativos empresariais no cálculo do valuation, já que há um conjunto de outras informações a serem consideradas no cálculo final. Desconsiderar estes elementos pode resultar em uma avaliação inadequada com consequentes perdas financeiras.

Como fazer um valuation utilizando o método do Fluxo de Caixa Descontado?

O primeiro passo é reunir informações relacionadas ao mercado no qual a empresa atua, compreendendo tendências e analisando os concorrentes e seu desempenho. Entender como os clientes são alcançados e ter um bom know-how das práticas metodológicas também é fundamental para projetar os cenários futuros. Também é relevante avaliar os fornecedores, entendendo sua força e como eles podem impactar em seu negócio. Esta compreensão inicial será de grande importância para estabelecer as premissas que serão adotadas durante a elaboração do valuation.

Na sequência deve ser calculado o FLCE (Fluxo de Caixa Livre da Empresa) e o FLCA (Fluxo de Caixa Livre dos Acionistas), usando-se como base as demonstrações financeiras da organização. Após, são projetados os cenários pessimista, realista e otimista para os próximos anos, tendo-se como base as premissas adotadas e as variáveis macroeconômicas.

Calculadas as projeções, o passo seguinte é encontrar a taxa de desconto, que demanda o entendimento dos riscos presentes e que permitirá comparar o coeficiente de Custo Médio Ponderado de Capital com outras formas possíveis de investimento.

Estes cálculos, somados aos ativos e passivos da empresa, permitirão obter o valor presente, com base no momento atual da organização e nas projeções futuras.

Agregando valor antes da venda

Para efeito de comparação, imagine que você tem um terreno para venda em uma área de grande procura por imóveis. Em muitos casos, erguer uma construção antes da venda pode agregar valor de forma significativa. Em outras situações, e dependendo da destinação a ser dada pelo comprador, não fará diferença a existência de um imóvel no terreno.

É necessário, portanto, compreender que elementos podem agregar valor de forma efetiva para o seu negócio. Estruturar e organizar a empresa, formalizar os processos, conhecer com profundidade o mercado, aumentar seu poder de barganha com clientes e fornecedores, enfim, qualquer investidor vai preferir investir em um negócio que seja bem estruturado e administrado. Pense nisto antes de colocar sua empresa à venda.


A 3Neuron pode ajudar você a calcular o valuation da sua empresa. Entre em contato pelo formulário do site, pelo e-mail contato@3neuron.com ou pelo fone (48) 3028-8297 e teremos prazer em ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *