O impacto da motivação dos colaboradores nos resultados da empresa

Publicado em: 01/10/2019

Diversos fatores impactam a motivação do profissional no exercício de suas funções, dentre eles o acúmulo de tarefas, as obrigações e cobranças geradas por um mercado cada vez mais competitivo e, principalmente, a sensação de falta de valorização e reconhecimento.

Identificação das causas de desmotivação

É primordial reconhecer que motivação é, antes de mais nada, automotivação. Por este motivo, é importante que o profissional e a empresa estejam, de forma permanente, atentos para identificar e corrigir fatores desmotivadores, assegurando a longevidade das relações de trabalho.

A desmotivação surge quando incômodos não resolvidos se apresentam na relação profissional. Tratam-se de constantes desconfortos, que impactam negativamente o colaborador e afetam o seu rendimento.  A longo prazo, a insatisfação acaba desanimando o profissional e tornando-o improdutivo.

Dentre as principais causas de desmotivação apontadas pelos colaboradores, destacam-se:

  • Salários incompatíveis com a realidade de mercado;
  • Local de trabalho insalubre ou inadequado;
  • Falta de reconhecimento profissional;
  • Demanda de atividades incompatível com a jornada de trabalho;
  • Excesso de horas extras e atividades adicionais;
  • Autoritarismo e inflexibilidade por parte dos gestores;
  • Ineficiência na comunicação;
  • Ausência de metas e de participação nos resultados.

É fundamental que a empresa identifique e corrija os fatores de desmotivação do seu quadro funcional, evitando a perda de produtividade e a alta rotatividade de colaboradores.

Mas como motivar os colaboradores?

A confiança e a empolgação são características naturais de algumas pessoas. Elas, contudo, não vem como “item de fábrica” para muitos dos indivíduos. É justamente aí que entra a empresa, aplicando suas estratégias e ferramentas para manter a motivação em um patamar que beneficie seus negócios.

Isto porque estimular a autoconfiança dos colaboradores é um fator chave para contribuir no incremento da motivação, o que pode ser alcançado com ações como:

  • Aumentar estima: Demonstrar as qualidades, competências, valores e conhecimentos que o colaborador apresenta por meio dos feedbacks;
  • Trabalhar emoções: Demonstrar e transmitir confiança às pessoas, para que elas manifestem suas emoções e aprendam, ao longo do tempo, a manter o controle diante das adversidades;
  • Investir no conhecimento: Aumentar a troca de informações e estimular a busca por novos conhecimentos também é uma forma de manter a equipe motivada.
Estabeleça metas

O desenvolvimento de metas e desafios é um fator motivador para a sua organização. É importante que eles sejam, ao mesmo tempo, viáveis e desafiadores, para que provoquem o engajamento. Com objetivos estabelecidos, sua equipe se manterá motivada para que as metas sejam alcançadas.

Contudo, é importante comunicar constantemente acerca do alcance das metas estabelecidas, para que os colaboradores acompanhem seu desempenho ao longo do tempo. Também é relevante estabelecer ações corretivas sempre que os objetivos traçados não estiverem sendo alcançados.

O feedback e o diálogo constantes também ajudam a aumentar a sensação de pertencimento e, por consequência, aumentam a motivação e satisfação de sua equipe.

Ofereça recompensas

Há muitas formas de compensar sua equipe pelos resultados alcançados. Talvez a forma mais tradicional seja estabelecer um programa de benefícios, onde um resultado financeiro é distribuído sempre que as metas estabelecidas para um período são alcançadas.

As recompensas aumentam a motivação e a colaboração, tornando-se com frequência uma ferramenta de incremento dos resultados. Mas elas não substituem o feedback e a comunicação, que apesar de possuírem caráter não financeiro, também são fatores que impactam diretamente na motivação.

Portanto, tenha em mente que recompensas econômicas são extremamente valiosas, mas que não dão conta do recado se aplicadas de forma isolada. É necessário que os programas de benefícios e recompensas sejam comunicados adequadamente e acompanhados com frequência, para que os rumos possam ser corrigidos e, principalmente, para que além do benefício financeiro, sejam também estabelecidos laços organizacionais que aumentem o engajamento, a participação e a colaboração de todos.

Comunique, comunique e comunique

A comunicação é um fator fundamental para o sucesso das relações, sejam elas trabalhistas ou não. Entender os desejos e anseios e externar as expectativas são pré-requisitos para um relacionamento saudável e duradouro. A comunicação deve ser realizada de forma clara e objetiva, gerando confiança mútua e aumentando a sensação de pertencimento.

São boas práticas utilizadas pelas empresas para aprimorar a comunicação com sua equipe:

  • Canais adequados e permanentes: estabelecer canais adequados como e-mail, telefone e chat para interação com sua equipe facilita a comunicação. É importante também atribuir responsabilidades, conforme o tema, para que o colaborador saiba exatamente com quem conversar;
  • Código de conduta: disponibilizar manuais e códigos de conduta podem fornecer diretrizes que orientem o comportamento de sua equipe – e o mais importante, informar o que se espera de seu trabalho – o que a tornará valorizada;
  • Feedbacks constantes: Os feedbacks são ferramentas importantes para que a equipe conheça o seu desempenho e principalmente os pontos de melhorias nos quais precisa focar.

Não se deve buscar uma receita mágica para aumentar a motivação. Cada organização conhece seu público e deve buscar meios adequados para manter o engajamento da sua equipe. A organização interna, a formalização de responsabilidades, o clima organizacional, cada iniciativa empreendida pela organização pode gerar impactos positivos sobre sua equipe. Algumas empresas possuem programas compatíveis com sua cultura, os quais podem ser completamente não eficazes se aplicados em organizações com valores distintos.

A 3Neuron possui ferramentas e métodos que podem ajudar você a implantar um ambiente participativo e motivador em sua empresa, de acordo com as características da sua organização. Acesse a opção CONTATO ou envie um e-mail para contato@3neuron.com e teremos prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *