Gamificação: repensando suas ferramentas de gestão

Publicado em: 17/01/2019

Você encontra dificuldades para envolver sua equipe na formulação e operacionalização de suas estratégias? Sente que há pouca motivação do time na participação em treinamentos e alinhamentos gerenciais? Talvez seja a hora de conhecer a GAMIFICAÇÃO (gamification), uma prática que tem encantado o mundo empresarial e seus colaboradores, e que utiliza aplicativos, jogos de tabuleiro e outras ferramentas inovadoras que fomentam o engajamento, a colaboração e a competição.

Mas afinal, o que é a gamificação?

O Gamification consiste na aplicação de elementos, funcionalidades e mecânicas particulares aos jogos em contextos diferentes aos dos próprios jogos. O objetivo é utilizar os aspectos que tornam os jogos interessantes e viciantes em situações que não necessariamente atraem a atenção dos colaboradores. Assim, o útil também se torna agradável a todos, garantindo um nível de motivação alto para o atingimento dos objetivos propostos.

A prática tem conquistado cada vez mais espaço no meio empresarial, pois os resultados apresentados em geral são muito satisfatórios. É fácil concordar, inclusive, que basta citar a palavra “jogo” que a atenção de quem está ouvindo já é conquistada. Aliás, o ouvinte precisa responder às perguntas que não sairão de sua cabeça enquanto não forem solucionadas: Como funciona o jogo? Qual o objetivo? Como eu faço para ganhar? O que eu ganho? Quais as regras? Já podemos começar?

Os exemplos podem ser os mais variados possíveis:

  • Aquela campanha de sustentabilidade que não decolou: que tal fazer uma competição entre os setores para ver quem consome menos papel, com ranking mensal e premiação?
  • O programa de inovação que não inova: o que acha de atribuir “títulos” aos principais participantes que apresentam ideias (e também para aqueles que tem suas ideias implementadas)? Títulos são “status”, aliás, nem todos poderão ostentar o título de “mestre dos magos” da inovação, não é?

Nesse sentido, para trazer o ambiente dos jogos corporativos para o planejamento estratégico, desenvolvemos o Desafio SWOT, um jogo de tabuleiro que vai ajudar sua equipe a refletir sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à organização. Aplicado em pequenos grupos, o jogo permite que diversas equipes contribuam em diferentes momentos, facilitando a coleta de sugestões para elaboração da matriz SWOT.

Benefícios esperados

  • Engajamento: as pessoas se interessam por jogos que envolvam pontuações e quadros de liderança, o que na maioria das vezes resulta em um aprendizado divertido e “leve”;
  • Colaboração em equipe: como uma equipe compete contra a outra, os membros de cada equipe agirão como um time, tendendo a colaborar uns com os outros;
  • Feedbacks: o jogo proporciona feedbacks diretos a partir das avaliações das sugestões realizadas pelos membros de cada equipe;
  • Motivação e metas: os colaboradores se sentem mais motivados quando tem ciência das metas que precisam alcançar. O jogo possui regras claras, motivando que cada um conquiste os objetivos traçados;
  • Sugestões para a SWOT: o resultado do jogo é uma composição de sugestões para a matriz SWOT, que serão triadas e avaliadas no conjunto de todas as equipes.

Pronto para “gamificar” seu planejamento?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a gamificação e os benefícios que ela pode trazer, está na hora de colocar em prática esse recurso em sua empresa. Afinal de contas, nada melhor que um jogo para que todos contribuam de forma fácil e divertida.  Preencha o formulário na página CONTATO ou encaminhe e-mail para contato@3neuron.com e obtenha mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *