Gamificação: conheça o Desafio SWOT

Publicado em: 01/10/2019

Para você gestor que acha que em certos momentos é tedioso, difícil ou cansativo realizar treinamentos, repasses ou alinhamentos com seus colaboradores, por se tratarem de assuntos complexos, longos e de difícil absorção, este texto vai ajudar você a resolver esse problema. Estamos falando da GAMIFICAÇÃO (Gamification), uma prática que tem conquistado a sociedade e o departamento de recursos humanos de muitas organizações.

Mas afinal, o que é a gamificação?

A gamificação tem ganhado espaço no meio empresarial. Iniciativas para engajar e envolver colaboradores e clientes tem sido adotado por muitas empresas, com resultados positivos.

Para trazer o ambiente dos jogos corporativos para o planejamento estratégico, desenvolvemos o Desafio SWOT, um jogo de tabuleiro e cartas que vai ajudar a sua equipe a refletir sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu negócio. Aplicado em pequenos grupos, o jogo permite que diversas equipes contribuam em diferentes momentos, facilitando a coleta de sugestões para elaboração da matriz SWOT.

As equipes disputam entre si, ao mesmo tempo, entre os membros que a compõem. Os ganhadores recebem uma premiação e o grande vencedor é a empresa, que promove engajamento, divulga o planejamento estratégico e obtém sugestões relevantes para sua SWOT.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

Esse tipo de estratégia tem sido cada vez mais utilizado nas organizações e traz inúmeros benefícios. Conheça 5 deles:

  • Engajamento: As pessoas em geral gostam de jogos que envolvem pontuações e quadro de liderança, e isso na maior parte das vezes resulta em um aprendizado divertido para todos;
  • Colaboração em equipe: Para que a equipe consiga o melhor resultado no jogo, será necessário colaboração entre todos, comunicação e troca de conhecimentos;
  • Feedbacks: Os feedbacks são muito importantes na evolução e aprendizado das ações dos colaboradores, e são fomentados pelas regras do jogo;
  • Motivação e metas: Os colaboradores se sentem mais motivados quando tem ciência das metas que precisam buscar. Os sistemas de metas, quando aliados à gamificação, podem trazer resultados positivos para a empresa.
  • Superação de obstáculos: Na gamificação os colaboradores terão que vencer desafios e obstáculos, e é comum o aprendizado de novas habilidades durante a execução da dinâmicas.
Está pronto para “gamificar” na sua empresa?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a gamificação e quais benefícios pode trazer, está na hora de colocar em prática esse recurso em sua empresa. Afinal de contas, nada melhor que um jogo para que todos aprendam de forma fácil e divertida. Nós, da 3Neuron, disponibilizamos o LINK para o download do jogo. Qualquer outra dúvida, encaminhe um e-mail para contato@3neuron.com que estaremos pronto para auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *