Ferramentas de Gestão: Matriz SWOT e 5W2H

Publicado em: 01/10/2019

Existem diversas ferramentas que apoiam às empresas em seu gerenciamento. Neste artigo vamos explicar a Matriz SWOT, utilizada para análise de ambiente, e o 5W2H, utilizado para elaboração de planos de ação.

Matriz SWOT

Criada por Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, a matriz SWOT representa o acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A Análise SWOT, ferramenta clássica na elaboração de planejamentos estratégicos, possui como finalidade principal a análise e avaliação dos ambientes internos e externos das organizações e apoia na formulação das estratégias.

As forças e fraquezas representam os pontos positivos e negativos do ambiente interno da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo. Assim, na análise interna o foco está nas características particulares da empresa, como por exemplo suas finanças, processos internos, estrutura, produtos e serviços, diferenciais competitivos atuais, dentre outros. Já a análise externa foca naquilo que independe da organização, como por exemplo os aspectos macroeconômico, legais, sociais, ambientais, culturais, mercadológicos, etc.

Alguns instrumentos podem ser utilizados para apoiar na elaboração da matriz SWOT:

  • Formulários eletrônicos (ex.: GoogleForms) para seleção preliminar de sugestões junto aos colaboradores e gestores;
  • Gamificação: jogos que engajam a equipe e propiciam que o levantamento seja realizado com maior leveza. Clique aqui e saiba mais sobre gamificação.
5W2H – CONSTRUA SEUS PLANOS DE AÇÃO

Durante o desdobramento estratégico, você deverá construir os planos de ação que irão materializar a estratégia, ou seja, que a colocarão em prática.

Você pode utilizar 5W2H para detalhar seus projetos e ações. Mas o que é 5W2H? Ele corresponde, em inglês, as seguintes perguntas:

  • What (o que deve ser feito?)
  • Why (por que deve ser feito?)
  • Where (onde deve ser feito?)
  • When (quando deve ser feito?)
  • Who (por quem deve ser feito?)
  • How (como deve ser feito?)
  • How much (quanto irá custar?)

Além de seu utilizado no desdobramento estratégico, os planos de ação também são elaborados sempre que um projeto ou ação da empresa precisar ser planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *