Ferramentas de Gestão: Análise PESTAL/PESTEL

Publicado em: 01/10/2019

Existem diversas ferramentas que apoiam às empresas em seu gerenciamento. Neste artigo vamos explicar a Análise PESTAL, utilizada para apoio na análise externa.

Análise PESTAL/PESTEL

Você já compreendeu que durante a elaboração do planejamento estratégico deverá realizar uma análise interna e externa. A Análise PESTAL é uma ferramenta que apoia na análise externa, com a observação de fatores que podem impactar (positiva ou negativamente) o seu negócio, fornecendo uma visão macro das ameaças e oportunidades externas a que as empresas estão expostas.

PESTAL é o acrônimo da caracterização dos fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais. Pode ser utilizada também como PESTEL, quando o fator ambiental é modificado para ecológico.

Estimule sua equipe a pensar sobre cada um dos fatores, realizando dinâmicas ou aplicando formulários para coleta de sugestões. O resultado deve ser registrado na matriz PESTAL, para que possa ser considerado durante sua análise de ambiente.

Exemplo:

Fatores Políticos: avalia a interferência política na economia e por consequência na empresa em análise. Abrange estudo da situação política atual e seus impactos no negócio; tendências de transição com eleições; governabilidade do país; capacidade de aprovação de reformas; propensão ao aumento de tributos; propensão à alteração da política comercial ou outras políticas que afetem sua organização; dentre outros.

Fatores Econômicos: avalia os impactos dos fatores econômicos na operação e estratégias da empresa. Abrange estudo do cenário macroeconômico; crescimento do país; taxa de desemprego; endividamento das pessoas físicas e jurídicas; taxas de câmbio; crescimento do consumo; nível de renda da população; taxas de juros; dentre outros.

Fatores Sociais: avalia os impactos dos fatores sociais na empresa e seus produtos e serviços. Abrange análise de fatores culturais; distribuição etária; taxa de crescimento populacional; distribuição de renda; mudança de hábito ao longo das gerações; atitudes e crenças que possam impactar seu negócio; evolução do estilo de vida; crenças religiosas; dentre outros.

Fatores Tecnológicos: avalia os impactos da evolução tecnológica na operação da empresa. Abrange estudo do impacto das mudanças tecnológicas; análise dos sistemas utilizados; evolução tecnológica dos produtos e serviços comercializados; taxa de obsolescência; tendência de automatização; uso de inteligência e aplicativos pelos concorrentes; análise dos projetos de inovação; ecossistema de inovação no qual a empresa está inserida; dentre outros.

Fatores Ambientais/Ecológicos: avalia os impactos dos aspectos ecológicos e do meio ambiente na operação da empresa. Abrange estudo da regulamentação ecológica e ambiental; análise de adoção de reciclagem e energias renováveis; sustentabilidade ambiental; créditos de carbono; gerenciamento de resíduos; dentre outros.

Fatores legais: avalia os impactos regulatório e legais na operação da empresa. Abrange estudo das perspectivas de mudanças na legislação; evolução das relações trabalhistas; direito do consumidor; perspectiva de aumento da carga tributária; dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *