Business Model Canvas: Geração de valor para o seu negócio

Publicado em: 30/09/2019

Um modelo de negócio pode ajudar a visualizar o empreendimento, definindo quem serão os clientes e as suas necessidades. Define ainda o produto, a forma de precificação e a estrutura de custos do negócio. E o mais importante: a forma como será gerado valor aos seus clientes.

Modelo de negócio é sinônimo de plano de negócio?

Não. Apesar de serem complementares, o modelo e o plano de negócio são documentos diferentes.

O plano de negócio ajudará o empreendedor a compreender se a ideia é viável economicamente, demonstrando o investimento inicial, a estrutura de custos e despesas, a projeção de receita e lucro, as estratégias comerciais e de marketing, dentre outros. Permitirá ainda uma visualização mais detalhada das informações sobre o mercado, produtos e serviços, apresentando o perfil dos cliente e dos principais concorrentes e fornecedores.

O modelo de negócio é uma representação mais simples, normalmente apresentada de forma gráfica em uma única página, e que descreve a forma como a empresa cria, entrega e captura valor. Ele traduz o problema do cliente que será resolvido com a oferta e quanto ele pagará por isso. A ferramenta mais utilizada para a apresentação do modelo de negócio é o Business Model Canvas e neste artigo mostraremos um pouco deste quadro para você.

O que é o Business Model Canvas?

Proposto por Alex Osterwalder, o Business Model Canvas possui o propósito de auxiliar empreendedores a compreenderem os seus modelos de negócio, sejam eles novos ou já existentes, descrevendo a essência do empreendimento e não o seu planejamento. Trata-se de um mapa visual contendo nove blocos com um resumo dos pontos chave de um negócio, que segundo o Osterwalder “descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”.

O Business Model Canvas pode ser construído de forma colaborativa, permitindo que sejam realizados esboços e discussões a partir do modelo proposto, fomentando o entendimento, o debate, a construção coletiva e a análise. A partir da criação do modelo, é importante aprofundar os estudos para validar se existe de fato um mercado consumidor e se ele está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.

Quais são os elementos (blocos) do quadro?

O Canvas é composto por um quadro, que inclui os seguintes elementos:

Vamos compreender cada um dos elementos do Business Model Canvas:

  • Proposta de valor – Define o valor gerado pela empresa e percebido pelos clientes. Apresenta o motivo pelo qual os clientes optam pelos produtos e serviços.
  • Segmento de clientes – Define quem são os clientes consumidores e como estão organizados/segmentados no mercado.
  • Canais – Define o modo pelo qual os produtos e serviços serão conhecidos. A forma como eles serão distribuídos e entregues aos consumidores.
  • Relacionamento com clientes – Define como a empresa estabelecerá seu relacionamento com os clientes. O que ela fará para alcançar uma boa relação com os consumidores.
  • Receitas – Define quanto o cliente pagará pelos produtos e serviços e como será o modelo de precificação.
  • Recursos principais – Define os principais recursos e ativos para a entrega da proposta de valor aos clientes.
  • Atividades principais – Define as principais atividades e ações para a operacionalização da proposta de valor.
  • Parcerias principais – Define as parcerias estratégicas e os principais fornecedores relacionados à operação do negócio.
  • Estrutura de custos – Define a estrutura de custos para a operacionalização da proposta de valor.
Agora é com você

Existe muito material disponível sobre o tema na Internet. Aprofunde-se e aprenda a teoria antes de aplicar o método. Se necessário, compre o livro do Osterwalder para um aprendizado mais abrangente.

Quando estiver pronto para aplicar a ferramenta, use sua criatividade para criar dinâmicas que gamifiquem a construção do quadro, envolvendo e engajando os participantes na elaboração do seu modelo de negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *