BI – Como está a inteligência do seu negócio?

Publicado em: 30/09/2019

Nunca produzimos tantos dados como atualmente. Só nos últimos dois anos, o volume de dados criados é maior do que a quantidade produzida em toda a história. Você já parou para pensar em quantas informações estão transitando pela sua empresa e disponíveis para gerar mais inteligência ao seu negócio?

Comece agora

Ter acesso a todos os dados da sua empresa e utilizá-los de forma eficiente pode ser uma vantagem competitiva imensurável, fornecendo informações rápidas sobre seus clientes e desempenho da sua operação, por exemplo. Já pensou poder visualizar as vendas do seu time comercial em tempo real através de um painel de indicadores no seu computador ou celular?

As possibilidades e benefícios são infinitos, e neste cenário palavras como Business Intelligence – BI, Big Data e outras metodologias voltadas para a análise de dados estão cada vez mais frequentes no meio empresarial.

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócio, tem como objetivo transformar os dados disponíveis na sua empresa em inteligência para a tomada de decisão, ou seja, o BI permite o acesso e a análise de informação no sentido de melhorar e otimizar decisões e desempenho.

As empresas que atingem bons níveis de maturidade com a Inteligência de Negócio possuem uma cultura mais voltada ao Data Driven, ou seja, as decisões começam a ser tomadas com base na inteligência gerada na análise dos dados, que estão sempre disponíveis e atualizados para os gestores do negócio.

Existe no mercado uma variedade de soluções tecnológicas para operacionalizar o BI nas empresas, incluindo Power BI, Qlik View, Tableau e até mesmo o Microsoft Excel para soluções mais simplificadas. Há soluções para todos os tipos de empresa e orçamento, cabendo ao gestor envolvido no projeto definir qual solução melhor atenderá os objetivos da organização.

Alguns cuidados

Antes de iniciar o projeto de BI, é importante tomar alguns cuidados. Isso porque há um vício no mercado em compreender BI apenas como uma ferramenta para a apresentação de relatórios, o que pode tornar a experiência uma frustração para as empresas. Muitas iniciativas de BI fracassam quando não existe foco e os processos, bem como a estrutura de tecnologia da informação não estão preparados para fornecer as informações necessárias.

Neste sentido, quando planejar sua iniciativa de BI, além de selecionar a ferramenta de BI que mais se adeque ao perfil do seu negócio, fique atento a outros pontos que você deve considerar:

  • Entenda qual é o seu objetivo com o BI e quais processos podem fornecer as informações necessárias.
  • Seus processos estão bem definidos e gerando os dados necessários para fornecer as informações? Como os processos envolvidos são executados? Em quais atividades os dados são registrados?
  • Os bancos de dados dos seus processos estão estruturados e com lançamentos padronizados? Existe integração entre as bases de dados dos seus processos?

Diagnosticar estes pontos aumenta as chances de sucesso do seu projeto, já que assegura informações confiáveis para geração de mais inteligência na gestão do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *